Sábado – Pense por si

4 chaves para ler o Orçamento de pescadinha-de-rabo-na-boca

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 11 de outubro de 2023 às 07:16

Fernando Medina e António Costa contam com a resiliência do emprego - em máximos históricos - para ajudar a pagar as medidas com que esperam alimentar a resiliência do emprego. Novidade do alívio do IRS atrai mais atenção, mas a maior parte das medidas novas incidem sobre a despesa. Grandes grupos eleitorais são abrangidos.

Já se sabia que desta vez não iria ser igual às outras: o Governo partia para este Orçamento do Estado com um excedente orçamental histórico, um rácio de dívida pública a cair abaixo de 100% do PIB pela primeira vez em 14 anos e a maior população empregada de sempre, que sustenta a receita fiscal e excedentes na Segurança Social. E o Governo confirmou hoje essa diferença. A proposta de Orçamento do Estado para 2024 implica um valor invulgar de medidas de expansão de rendimentos, sobretudo do lado da despesa, enquanto mantém a previsão de um excedente orçamental de 0,2% do PIB. Como se consegue isto? Quais os riscos? E quem é mais beneficiado?

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.