Sábado – Pense por si

Maior descida do IRS nos governos de Costa dá alívio próximo de 900 euros à classe média

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 10 de outubro de 2023 às 20:03

Um casal que ganhe 42 mil euros brutos anuais passa a ter mais 874 euros anuais, segundo a consultora Deloitte. Descida das taxas até ao quinto escalão e atualização à inflação beneficia todos os contribuintes. Impostos sobre o consumo mitigam parte da perda de receita.

A proposta de Orçamento do Estado para o próximo ano contempla a atualização dos escalões de IRS em linha com a inflação e a descida das taxas até ao quinto escalão de rendimento, naquela que será a maior descida do IRS em nove anos de governação do PS, mitigada em parte por atualizações e aumentos na tributação do consumo. O alívio no imposto deverá ter um impacto anual entre 177 euros e 1.800 euros no rendimento líquido em sede de IRS, de acordo com as simulações da consultora Deloitte. Para uma família de classe média que receba perto de 40 mil euros brutos, o alívio em termos líquidos chega perto dos 900 euros anuais.   

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.