Sábado – Pense por si

As aventuras dos mais de dois mil Burnay

Ana Taborda
Ana Taborda 07 de junho de 2023 às 07:00

Chegaram a Portugal de barco, com um herdeiro clandestino a bordo. Um deles, feito conde por um Rei, foi o homem mais rico do País, dono de palácios, de bancos e da Carris, e uma das primeiras pessoas a ter telefone em Lisboa. Casaram com Roquettes e Mello Breyners, sobreviveram a cenas de pancadaria e a um assassinato. São, hoje, perto de três mil, mas a fortuna original desapareceu.

Um dia, quando a mulher lhe perguntou o que queria de prenda de anos, o pai de Luís Sande e Castro respondeu apenas: “Quero o Many Burnay.” João Eduardo Soares d’Albergaria Burnay, que morreu pobre e solteiro e a quem nunca se conheceu um emprego, estava nessa altura na Madeira.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro