Sábado – Pense por si

João, o Roquette “esquecido” em São Paulo

Ana Taborda
Ana Taborda 21 de fevereiro de 2024 às 23:00

Saiu de Portugal aos 19 anos, no dia em que uma das irmãs casou, com destino ao Brasil – de onde não voltou mais. Fez brindes para a Kellogg’s, vendeu acessórios de carros, lidera uma das 20 maiores importadoras de vinho do País.

Era um livro pequeno, com cerca de 20 páginas, uma espécie de tudo o que precisa de saber sobre vinhos. João Roquette comprou dois exemplares e memorizou as perguntas e as respostas. “No início, não percebia nada de vinhos. Então comprei esse livro e a minha mulher punha-me a decorá-lo para eu ter o mínimo do que falar nos eventos. Fazia um brilharete, enganava superbem”, conta divertido enquanto lembra os primeiros tempos da Qualimpor, quando o irmão mais velho, José Roquette, antigo presidente do Sporting, o desafiou a vender os vinhos do Esporão no Brasil. Hoje, 29 anos depois, e a partir de um open space na zona sul de São Paulo, o empresário lidera uma das 20 maiores importadoras de vinho do Brasil.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.