Sábado – Pense por si

Theotónio Pereira: A saga de uma família que o Estado Novo pôs no poder

Ana Taborda , Rita Rato Nunes 14 de fevereiro de 2024 às 23:00

Privaram com a família real britânica e com Salazar – de quem um deles foi ministro. Foram acionistas da Fidelidade, administradores do BES e do Banco de Portugal. Mas também houve um arquiteto rebelde, preso pela PIDE.

É num pequeno cais chamado Ginjal, a poucos minutos de Almada, que se cruzam muitas das histórias de uma família que – mais do que rica – se fez burguesa e influente. Virgínia nasceu ali mesmo, em 1904, numa quinta que em tempos teve piscina e court de ténis, minutos antes de o pai regressar a casa com um imponente congro de 15 quilos, que pescara nessa madrugada.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro