10 roteiros para relaxar no Alentejo e Algarve

Ainda há segredos na costa alentejana? E haverá novidades mais a sul? Sim e sim, fomos até lá para descobrir as novas modas à mesa, os caminhos por onde se descobre património e natureza, os melhores lugares para remar ou pedalar e até, imagine, a poesia que há num mergulho.

Começámos no Alentejo, com uma roteiro pelos novos restaurantes dos chefs que deixaram a cidade e rumaram à costa vicentina para marcar a diferença, abrirndo restaurantes de autor, com produtos locais, e mesmo de comida influenciada por viagens pelo mundo. 

Chefs como Ana Moura, com caminhos feitos pelas cozinhas das grandes cidades, em alta cozinha, e até em Estrelas Michelin, que trocaram a vida urbana por projetos novos na Alentejo, onde instalaram cozinhas inovadoras em pequenas aldeias, criaram pontos de passagem obrigatória em roteiros gastronómicos e, pouco a pouco, vão transformando estes lugares para além dos restaurantes.


Apontando o GPS para o Baixo Alentejo, em direcção a Castro Verde, damos com as extensas estepes cerealíferas que pertencem à Reserva da Biosfera da UNESCO. É a primeira paragem de um roteiro que nos vai levar por locais classificados de Património Mundial da UNESCO, como Serpa, Alcáçovas, Vidigueira (em vias de ser), Évora e Estremoz.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login
Para activar o código da revista, clique aqui
Investigação
Opinião Ver mais