Sábado – Pense por si

Príncipe Harry vai à coroação do rei Carlos III

Leonor Riso
Leonor Riso 12 de abril de 2023 às 16:27
As mais lidas

Confirmação acaba com a especulação que se tinha criado nos últimos meses, marcados pelas revelações feitas por Harry no livro e num documentário.

O príncipe Harry vai estar presente na coroação do pai, o rei Carlos III. A confirmação foi dada pelo porta-voz do Palácio de Buckingham, que adianta que Meghan Markle não irá à cerimónia. 

REUTERS/Andrew Kelly/File Photo

"O Palácio de Buckingham tem o prazer de confirmar que o duque de Sussex vai marcar presença na coroação na Abadia de Westminster no dia 6 de maio. A duquesa de Sussex vai ficar na Califórnia com o príncipe Archie e a princesa Lilibet", indicou o anúncio.

A confirmação termina a especulação sobre se Harry iria à coroação, uma cerimónia em que serão cumpridas tradições com cerca de mil anos. Está marcada para o dia 6 de maio, quando se assinala também o quarto aniversário do príncipe Archie. 

Ao longo dos últimos meses, o príncipe Harry tem feito várias revelações sobre a família, através do lançamento da autobiografiaSparee de um documentário, e em várias entrevistas. Relatou uma briga entre ele e o irmão, William, em 2019, em que ele o atirou ao chão. 

Em janeiro, quando questionado numa entrevista sobre se aceitaria ir à coroação caso fosse convidado, Harry respondeu: "Há muito que pode acontecer entre agora e essa altura. Mas a porta está sempre aberta."

Vários dignitários e chefes de Estado deverão marcar presença na coroação. De acordo com o jornal The Guardian, o convite foi estendido à duquesa. 

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.