NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Para que não lhe escape nada, todos os meses o Diretor da SÁBADO faz um resumo sobre o que de melhor aconteceu no mês anterior.
A revelação dos postais de Natal já é uma tradição das várias monarquias europeias. Fique a conhecer as mensagens deste ano.
Este ano a realeza britânica foi uma das primeiras a partilhar os vários postais de Natal. Enquanto algumas famílias reais optam por escolher um ambiente festivo tradicional, outras apostam numa abordagem mais moderna.
Família Real Britânica
No passado dia 9 de dezembro o Palácio de Kensington revelou o retrato natalício dos príncipes de Gales - William e Kate Middleton - e dos seus filhos George, Charlotte, e do irreverente Louis. Na imagem a preto e branco do fotógrafo Josh Shinner, a família surge coordenada com camisas brancas e calças de ganga.
The Royal Family / X
Josh Shinner/Kensington Palace/Handout via REUTERS
No mesmo fim de semana também o rei Carlos III e a rainha Camilla revelaram o seu postal de Natal. Num lado do cartão o monarca e a mulher surgem em trajes cerimoniais, enquanto que no outro lado o casal deseja "um Natal e um Ano Novo muito feliz". A imagem que foi captada pelas lentes de Hugo Burnaud, na Sala do Trono do Palácio de Buckingham, remete para a coroação do rei Carlos III, que ocorreu a 6 de maio.
The Royal Family / X
O cartão de Natal deste ano da princesa Ana e do vice-almirante Tim Laurence foi partilhado pelo Reliant Motor Club– um fabricante de automóveis britânico do qual a realeza é membro. O postal mostra Ana e Tim a pousar em frente a uma lareira.
Reliant Motor Club/Facebook
Já os duques de Edimburgo optaram por uma abordagem mais simples: o casal surge sozinho e com um sorriso radiante. A imagem foi tirada a 10 de março, quando o príncipe Edward fez 59 anos. Dentro do cartão a mensagem diz: "Desejo-vos um feliz Natal e um feliz Ano Novo. De Edward, Sophie, Louise e James".
X
Família Real Espanhola
Este ano, a família real espanhola escolheu uma fotografia de um dos momentos mais especiais do ano - o dia em que a princesa Leonor festejou 18 anos. Na imagem, nota-se uma aposta no azul. A infanta Sofia de 16 anos usou um vestido floral azul e branco, o mesmo que acabou por contrastar com o vestido petróleo da mãe – a rainha Letizia, com a gravata do rei Felipe, e com o fato branco de Leonor.
Conheça os postais de Natal de 2023 das famílias reais
O príncipe Albert e a princesa Charlene do Mónaco não podiam deixar de apostar noglamour, típico do Mónaco. Enquanto que Albert e os príncipes Jacques e Gabriella vestem fatos pretos, a princesa Charlene surge em grande destaque com um longo vestido de veludo, na cor de cobre queimado, e ainda com brincos brilhantes.
X
Família Real da Grécia
Na família não reinante da Grécia, a princesa Marie-Chantal, da Grécia, já encantou os seus seguidores do Instagram com um postal de Natal mais alegre. Na imagem estão presentes os príncipes Pavlos e Marie-Chantal, e os seus cinco filhos – Olympia, Constantine, Achileas, Odysseas e Aristides. A fotografia, ao contrário das outras famílias reais, é a preto e branco e terá sido tirada nos meses de verão, junto ao mar. No cartão lê-se: "Desejamos um feliz Natal e um bom Ano Novo. Pavlos, Marie Chantal, Olympia, Constantine, Achileas, Odysseas, Aristides".
Família Real Belga
Por fim, o rei Philippe e a rainha Matilde escolheram uma fotografia tirada em julho, que assinala o décimo ano do reinado do casal. A imagem, que destaca a rainha Mathilde num vestido vermelho, apresenta ainda os príncipes Gabriel e Emannuel em fatos azul-marinho, e as princesas Elisabeth e Eleonor com conjuntos dourados. Acredita-se que tenha sido tirada do lado de fora do Palácio Real de Bruxelas.
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.
Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.
Queria identificar estes textos por aquilo que, nos dias hoje, é uma mistura de radicalização à direita e muita, muita, muita ignorância que acha que tudo é "comunista"