Sábado – Pense por si

Caso Miguel Arruda leva PSP a fazer buscas no Parlamento

SÁBADO
SÁBADO 27 de janeiro de 2025 às 20:35
Capa da Sábado Edição 30 de setembro a 6 de outubro
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 30 de setembro a 6 de outubro
As mais lidas

Autoridades estarão à procura de malas de viagem que foram detetadas no gabinete do ex-deputado do Chega e que apareceram numa fotografia divulgada pela SIC na sexta-feira.

A PSP fez buscas no Parlamento, na sequência do processo de suspeita de furto de malas de viagem por parte do agora deputado não inscrito Miguel Arruda. A notícia avançada pelo Observador e, entretanto confirmada pela própria Assembleia da República, dá ainda conta de que as autoridades procuravam malas que aparecem numa fotografia divulgada pela SIC, na sexta-feira, alegadamente tirada no gabinete do ex-deputado do Chega.

MediaLivre

Essas malas não terão sido apreendidas durante as buscas da semana passada, quando o político foi constituído arguido por suspeitas de furto nos aeroportos de Lisboa e Ponta Delgada. Miguel Arruda já não se encontra entretanto no Parlamento, tendo anunciado na sexta-feira que ia meter baixa psicológica, motivada pelo impacto deste caso.

O deputado eleito pelos Açores foi confrontado, na quarta-feira da semana passada, com a constituição de arguido num processo que investiga o furto de malas nos tapetes de bagagem dos dois aeroportos, desde março.

Uma nota da Assembleia da República citada pela Lusa dá conta de "buscas e apreensões" no gabinete de Miguel Arruda. A ação presidida por uma magistrada do Ministério Público. "Foram hoje realizadas buscas e apreensões no gabinete do deputado Miguel Arruda na Assembleia da República. Esta ação foi presidida por magistrada do Ministério Público, tendo a Assembleia da República prestado toda a colaboração na realização da diligência", refere-se.

A assessoria de imprensa do Chega divulgou uma mensagem segundo a qual o partido "autorizou hoje que as autoridades policiais e judiciárias se deslocassem ao gabinete" do deputado Miguel Arruda, que passou à condição de não inscrito na sexta-feira.

Segundo o partido liderado por André Ventura, "as autoridades pediram acesso e o Chega facultou esse acesso depois de já ter alertado o presidente da Assembleia da República, na ultima quinta-feira, para a situação e tendo solicitado hoje, por email, a remoção das malas".

Notícia atualizada às 22h com a reação do Chega.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.