Sábado – Pense por si

Deputado do Chega alvo de buscas por suspeitas de furto de malas em aeroportos

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 21 de janeiro de 2025 às 16:55
As mais lidas

Miguel Arruda terá furtado várias malas dos tapetes de bagagens das chegadas dos aeroportos de Lisboa e de Ponta Delgada enquanto viajava no início e no final da semana de trabalhos parlamentares.

O deputado do Chega Miguel Arruda foi algo de buscas esta terça-feira, 21, por suspeitas de furto qualificado. Tanto a sua residência nos Açores, de onde é originário, como a casa que ocupa quando está em Lisboa foram alvo de buscas por suspeitas de que terá furtado várias malas dos tapetes de bagagens das chegadas dos aeroportos de Lisboa e de Ponta Delgada enquanto viajava no início e no final da semana de trabalhos parlamentares.

Em causa, segundo avançou o Público e o Correio da Manhã confirmou, estão, assim, suspeitas do crime de furto qualificado punido com pena de prisão até cinco anos ou 600 dias de multa. Para ser detido ou julgado, as autoridades terão de pedir ao gabinete do presidente da Assembleia da República que seja levantada a imunidade parlamentar, o que terá aprovação obrigatória uma vez que se trata de um crime punido com mais de três anos de prisão.

A PSP indicou à Lusa que as buscas decorrem desde as 12h e estão a ser realizadas pela investigação criminal do Comando Metropolitano de Lisboa no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa. Acrescentando que a investigação não está relacionada com as funções que Miguel Arruda exerce enquanto deputado na Assembleia da República.

O parlamentar já tinha gerado polémica por ser um dos utilizadores que mais interage no X (antigo Twitter) com Mário Machado. Como revelava a SÁBADO, em outubro do ano passado, chegou a escrever que o neonazi ia ser "um preso político". Acabaria por apagar essa publicação.

Miguel Arruda é um dos deputados do Chega que chegou ao parlamento na última legislatura, ou seja, desde março do ano passado, integra a Comissão de Agricultura e Pescas. É licenciado em Ciências Biológicas e da Saúde e tem pós-graduações em Segurança Alimentar e Saúde Pública e em Engenharia da Qualidade, conta ainda com mestrados em Ciências Biomédicas e em Ambiente, Saúde e Segurança, pela Universidade dos Açores.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.