Sábado – Pense por si

Trump anuncia tarifas "substanciais" para União Europeia

Presidente dos EUA não divulgou exatamente o que tem em mente, mas depois do Canadá, México e China terem de enfrentar as tarifas americanas, garante que se segue a Europa.

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou esta sexta-feira aos jornalistas que o canadá, México e a China não podem fazer nada para evitar as taxas aduaneiras que vai implementar, ao que tudo indicajá a partir de amanhã, 1 de fevereiro.

REUTERS/Carlos Barria

Na mesma comunicação adiantou que algo "muito substancial" também está a ser preparado em termos de taxas para a União Europeia. Não acrescentando mais detalhes a este plano.

Trump prometeu tarifas para chips e adiantou que as taxas ao petróleo e gás devem começar a ser implementadas a 18 de fevereiro. Já para amanhã prometeu avançar com tarifas de 25% nas importações mexicanas e canadianas e 10% nos bens chineses.

Apesar de convicto destas medidas, o presidente norte-americano admitiu que os custos podem ser imputados aos consumidores e que este plano pode causar uma disrupção no imediato. Porém, garantiu que a Casa Branca não está preocupada com a reação dos mercados financeiros.

Artigos Relacionados
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.