Sábado – Pense por si

Casa Branca confirma que taxas ao Canadá, México e China avançam no sábado

Lusa 31 de janeiro de 2025 às 20:05
As mais lidas

Os Governos do Canadá e do México já reagiram, assegurando estar preparados para todos os cenários e prometendo responder adequadamente ao início da implementação de tarifas por parte dos Estados Unidos.

A Casa Branca confirmou esta sexta-feira que as taxas aduaneiras impostas pelo presidente Donald Trump aos produtos provenientes do Canadá, México e China vão mesmo avançar já este fim de semana.

"O presidente vai impor amanhã [sábado, 1 de fevereiro] tarifas de 25% ao México, 25% ao Canadá e 10% à China pelo fentanil ilegal que produzem e permitem que seja distribuído no nosso país", explicou a porta-voz da Casa Branca (presidência norte-americana), Karoline Leavitt.

Trumptinha vindo a ameaçar a imposição de tarifaspara garantir uma maior cooperação dos países para impedir a imigração ilegal e o contrabando de produtos químicos usados para fazer fentanil, mas também prometeu usar tarifas para impulsionar a produção nacional e aumentar as receitas do Governo federal.

Os Governos do Canadá e do México já reagiram a esta confirmação, assegurando estar preparados para todos os cenários e prometendo responder adequadamente ao início da implementação de tarifas por parte dos Estados Unidos.

A presidente mexicana, Claudia Sheinbaum, reiterou que o seu Governo está preparado "para qualquer cenário". "Vamos esperar, como sempre disse, com a cabeça fria (...). Estamos preparados para qualquer cenário e estamos a tentar manter diálogo", explicou a presidente mexicana na sua habitual conferência de imprensa matinal. Sheinbaum garantiu que o Governo do México tem "um plano A, um plano B, um plano C", caso haja alguma manobra por parte das autoridades norte-americanas.

Também o primeiro-ministro canadiano, Justin Trudeau, avisou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, que se decidir impor tarifas de 25% sobre as importações canadianas irá receber uma resposta "decisiva" e "enérgica", mas "razoável" por parte do Canadá. "Estamos num momento crítico. Como o presidente Trump declarou, continua empenhado em impor tarifas ao Canadá a partir de amanhã (sábado, dia 1 de fevereiro). Não sabemos exatamente como será, mas sei duas coisas: se o presidente decidir impor tarifas, estaremos preparados para responder", prometeu o chefe de Governo do Canadá.

Trudeau esclareceu que o seu Governo está preparado para "qualquer cenário possível" e avisou que as tarifas terão "consequências desastrosas para os Estados Unidos", uma vez que "colocarão empregos americanos em risco, aumentarão os preços", além de que "vão minar a segurança coletiva".

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.