Sábado – Pense por si

Três dias depois, Keyla Brasil continua desaparecida. PSP já está a investigar

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 30 de janeiro de 2023 às 16:43
As mais lidas

A PSP já tem "conhecimento da denúncia de desaparecimento" e existe uma equipa a trabalhar para apurar se existe algum tipo de indício de crime relacionado com o desaparecimento.

Keyla Brasil, a atriz trans que invadiu o palco do teatro São Luiz em forma de protesto, estádesaparecidahá mais de 72 horas. Segundo oObservador, a PSP já tem "conhecimento da denúncia de desaparecimento" e já existe uma equipa a trabalhar para apurar se existe algum tipo de indício de crime relacionado com o desaparecimento.

A Polícia Judiciária (PJ) ainda não recebeu nenhuma denúncia ou queixa relativa ao caso, mas está em contacto com a PSP. Se houver indícios de crime, a investigação passa para a PJ.

O primeiro alerta foi dado pela Casa T, centro de acolhimento e sociabilização para pessoas trans em Lisboa, no domingo. Noinstastory (publicação temporária do Instagram, que dura 24 horas) podia ler-se que Keyla Brasil "saiu de Tábua, arredores de Coimbra, em direção a cidade de Lisboa e está incomunicável desde então".

Instagram @ Casa T

Nos dias que se seguiram à interrupção da peçaTudo Sobre a Minha Mãeno Teatro Municipal São Luiz, a atriz tinha recebido algumas ameaças de morte, que a fizeram refugiar-se na região de Tábua, em Coimbra. O protesto referia-se à falta de representatividade de atores trans, uma vez que a personagem trans, Lola, era representada pelo ator André Patrício, que acabou por ser substituído por Maria João Vaz, atriz trans.

AoPúblico, a Casa T referiu que a atriz enviou "três pedidos de socorro a três pessoas diferentes da comunidade transvestigênere" às 15h14 de sexta-feira e garantem que esta não se tratou de uma "comunicação convencional".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.