Sábado – Pense por si

Reuniões preparatórias com deputados são normais? Sim, mas…

Margarida Davim
Margarida Davim 19 de maio de 2023 às 18:19

É difícil aferir a que ponto é normal ou adequado que deputados reúnam com governantes e gestores públicos para preparar audições. As opiniões dividem-se, mesmo dentro do PSD, e há quem trace linhas que dividem o que é aceitável do que não é neste tipo de reuniões.

João Galamba garantiu queé "normal" deputados reunirem com governantes e gestores públicospara prepararem audições até antes de comissões de inquérito. Mas as opiniões dividem-se sobre a normalidade destes encontros. Há quem considere que elas não devem acontecer e há quem as admita (e reconheça ter participado nelas) mas apenas com ministros ou só quando estava em causa a preparação de audições em comissões permanentes e não em comissões parlamentares de inquérito. Numa coisa todos os ouvidos pelaSÁBADOestão de acordo: o que não é normal é ensaiar respostas para mentir ou omitir.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.