Segundo a polícia portuguesa, desde o início do ano já foram detidas "mais de 40 pessoas" relacionadas com este tipo de crime.
A Polícia de Segurança Pública (PSP) deteve durante esta semana um homem e uma mulher que se dedicavam a roubar turistas hospedados em casa de alojamento local, na freguesia da Misericórdia, em Lisboa, anunciou esta sexta-feira aquela força policial.
Segundo a PSP, na terça-feira foram detidos um homem, de 42 anos, e uma mulher, de 37 anos, suspeitos de furto qualificado a residências de alojamento local a que a mulher tinha acesso.
"Estamos a falar de um casal em que a senhora tinha acesso privilegiado a estes locais, uma vez que tinha um vínculo profissional com entidades que fazem a gestão de alguns destes locais. Tendo acesso privilegiado, com as chaves, aproveitava-se disso para fazer o furto, normalmente cartões de crédito que utilizava depois para fazer algumas compras", esclareceu o comissário Nelson Ribeiro, da Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Lisboa.
De acordo com a polícia, o casal dedicava-se depois à venda de "equipamentos eletrónicos", que comprava com os cartões roubados, através de páginas na Internet.
Apesar das oito situações identificadas, na investigação que durou cerca de três meses, a polícia admite ainda que possam existir mais vítimas que ainda não fizeram queixa uma vez que só se apercebem do roubo "caso notem a falta do cartão ou através do extracto bancário".
Aos suspeitos foi arrestada uma conta bancária com 10.000 euros de saldo e apreendidos artigos avaliados em cerca de 12.000 euros, adquiridos com os cartões das vítimas.
Acusados da prática de sete crimes de furto qualificado e nove crimes de burla informática, os suspeitos ficaram em prisão preventiva.
De acordo com o comissário Nelson Ribeiro, as detenções ocorreram no seguimento de uma investigação que durava "há três meses", integrando a "aposta da PSP na segurança do turista".
A PSP revelou ainda que, no último trimestre do ano, registaram-se cerca de 60 queixas na freguesia de Santa Maria Maior, em Lisboa, aquela que concentra a maior percentagem de alojamentos locais na cidade.
O comissário falava aos jornalistas no Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis), em Moscavide, e afirma "há uma preocupação constante em acompanhar sempre estes fenómenos ligados ao turismo".
PSP deteve um casal que roubava turistas em Lisboa para vender bens online
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Para poder votar newste inquérito deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O Novo Banco não encherá só os bolsos da Lone Star: no mundo ligado pela finança, os ganhos vão para bombeiros em LA, polícias em Chicago, professores no Texas
Por mais grave e chocante que o caso de Bolsonaro seja, a sua sentença é um sinal de funcionamento do regime democrático brasileiro e, por isso, um sinal de esperança no futuro
Com preços inflacionados e bases de dados suspeitas, este ano já foram pagos mais de 230 milhões de euros aos médicos tarefeiros. E ainda: as fotos do Portugal antigo e o negócio dos contentores, usados na construção de casas, escritórios ou hospitais
O que os palestinianos nunca aceitaram – um estado independente e soberano ao lado de Israel – é agora reconhecido por Portugal e mais nove países europeus. Que estado é esse, ninguém sabe. Mas o Hamas sabe que, depois do massacre, veio a recompensa.