O número estimado de pessoas transportadas pelo eléctrico na altura do acidente era de entre 25 e 30, uma vez que o veículo estava cheio.
O Presidente da República enalteceu esta sexta-feira a capacidade de resposta "imediata e muito eficiente" ao descarrilamento de um eléctrico na rua de São Domingos à Lapa, em Lisboa, considerando que se trata de uma "situação muito difícil".
"Felizmente houve uma capacidade de resposta imediata e muito eficiente e o número de pessoas que já foi resgatado é muito superior àqueles que falta desencarcerar", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, que chegou ao local cerca de uma hora depois de o acidente ter acontecido.
Em declarações transmitidas pelas televisões, o Presidente da República disse ainda que é de "louvar" o "modo muito cuidadoso" como as operações de socorro estão a decorrer, porque a "situação é muito difícil".
"Vamos esperar, a ver se o saldo global é um saldo que não tenha vítimas que não sejam feridos", acrescentou, notando que "estão em curso ainda muitas diligências, primeiro em relação ao número de pessoas que estão a ser desencarceradas".
O descarrilamento do eléctrico na rua São Domingos à Lapa provocou 11 feridos, "todos conscientes", disse à Lusa fonte do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM).
A mesma fonte indicou que os hospitais de São Francisco Xavier, São José e Santa Maria estão "avisados" e com "capacidade para receberem as vítimas".
O INEM tem no local três viaturas médicas, três ambulâncias, uma mota de emergência e uma ambulância de suporte imediato de vida.
Segundo fonte do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP, o acidente ocorreu no cruzamento com a Rua Garcia de Orta.
"Há vários feridos no interior, mas ainda se está a avaliar a gravidade dos ferimentos", indicou, pouco depois das 18h30, acrescentando haver desencarceramentos em curso.
Fonte dos Sapadores Bombeiros de Lisboa disse que o eléctrico está "bastante danificado" e especificou que o regimento mobilizou para o local 25 operacionais e seis viaturas.
O alerta para a PSP foi dado às 18h07.
A página da Protecção Civil na Internet refere um total de 64 operacionais e 24 veículos envolvidos nas operações.
Marcelo enaltece resposta "imediata e muito eficiente" a acidente com elétrico em Lisboa
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.
Prepara-se o Governo para aprovar uma verdadeira contra-reforma, como têm denunciado alguns especialistas e o próprio Sindicato dos Magistrados do Ministério Público, num parecer arrasador.
Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?
No meio do imundo mundo onde estamos cada vez mais — certos dias, só com a cabeça de fora, a tentar respirar — há, por vezes, notícias que remetem para um outro instinto humano qualquer, bem mais benigno. Como se o lobo mau, bípede e sapiens, quisesse, por momentos, mostrar que também pode ser lobo bom.