Sábado – Pense por si

PSD chama Galamba para explicar de reunião secreta com CEO da TAP

Alexandre R. Malhado , Margarida Davim 05 de abril de 2023 às 17:05
As mais lidas

Fonte do grupo parlamentar do PSD confirma à SÁBADO que vai pedir para ouvir o ministro das Infraestruturas sobre a reunião secreta do PS e assessores do Governo na véspera da audição à CEO da TAP em janeiro.

18 de janeiro de 2023. Christine Ourmières-Widener, CEO da TAP, foi ouvida numa audição parlamentar para justificar a indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis, noticiada peloCorreio da Manhã. Na véspera, reuniu-se com o PS e assessores do Governo, entre eles uma adjunta da ministra Ana Catarina Mendes e o chefe de gabinete de João Galamba, para se preparar para a audição. Esta foi uma das revelações que saiu esta terça-feira da Comissão Parlamentar de Inquérito à Tutela Política da Gestão da TAP, onde Ourmières-Widener foi novamente ouvida. Em consequência, o PSD quer chamar o ministro das Infraestruturas.

João Cortesão

A informação foi confirmada pelaSÁBADOjunto de fonte do grupo parlamentar do PSD. O objetivo desta reunião será pedir justificações ao ministro João Galamba sobre por que motivo membros do Governo, inclusive do seu gabinete, se reuniu com a presidente executiva da TAP em vésperas de ser ouvida pelos deputados. Os deputados social-democratas também querem ouvir o governante no que tocaàs restantes informações avançadas por Ourmières-Widener esta terça-feira.

"A reunião… é difícil ajuizá-la. Na minha cabeça era algo que tinha de fazer, por isso não fiz juízos de valor", respondeu Ourmières-Widener ao deputado Bernardo Blanco, que questionou se era "ético" a CEO da TAP reunir-se com o PS e o Governo em preparação do escrutínio parlamentar. Uma coisa é certa: a 18 de janeiro, dia da audição inicial, a gestora nunca respondeu de forma clara à pergunta sobre se Alexandra Reis se demitira ou fora demitida.

Alexandra Reis, ex-administradora da TAP e ex-secretária de Estado do Tesouro, vai ser ouvida esta quarta-feira e a quarta pessoa ouvida pela comissão parlamentar de inquérito à tutela política da gestão da companhia aérea. O grupo, constituído por iniciativa do BE, já ouviu a Inspeção-Geral de Finanças (IGF), o administrador financeiro da empresa, Gonçalo Pires, e da presidente executiva, Christine Ourmières-Widener.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro