Sábado – Pense por si

Presidente da República reafirma que não teve qualquer influência no caso das gémeas

Luana Augusto
Luana Augusto 07 de dezembro de 2023 às 23:08
As mais lidas

Informação surge depois da CNN ter noticiado que o então secretário de Estado da Saúde terá tido reuniões com o filho do Presidente da República, Nuno Rebelo de Sousa, no Ministério da Saúde.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, voltou a reafirmar que "não teve conhecimento de quaisquer diligências junto do Ministério da Saúde no caso das gémeas luso-brasileiras, após o envio do dossier para o Gabinete do Primeiro-Ministro a 31 de outubro de 2019".

REUTERS/Brendan McDermid

A informação foi publicada esta quinta-feira, 7 de novembro, nosite da Presidência, minutos antes de Marcelo Rebelo de Sousa ter assinado o decreto de demissão do Governo, e foi divulgada "na sequência das notícias hoje surgidas".

O então secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, terá tido reuniões com o filho do Presidente da República, Nuno Rebelo de Sousa, no Ministério da Saúde. O encontro terá acontecido enquanto "decorria o processo", o que terá levantado suspeitas sobre a influência de Marcelo Rebelo de Sousa no caso das gémeas, tratadas no Hospital Santa Maria com um medicamento que custa dois milhões de euros.

O caso agora está nas mãos da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) que entretanto já garantiu estar a verificar "se foram cumpridas as normas aplicáveis à prestação de cuidados a duas crianças gémeas".

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.