Sábado – Pense por si

António Lacerda Sales sobre gémeas: “Não marquei nenhuma consulta no SNS”

Andreia Antunes com Leonor Riso
Andreia Antunes com Leonor Riso 13 de dezembro de 2023 às 16:12
As mais lidas

Auditoria interna do hospital de Santa Maria.

António Lacerda Sales, ex-secretário de Estado da Saúde, garantiu àAntena 1esta quarta-feira que não marcou nenhuma consulta no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para o caso das gémeas luso-brasileiras.

António Lacerda Sales
António Lacerda Sales

O ex-secretário de Estado da Saúde referiu: "Não marquei nenhuma consulta no SNS e, por isso, estou absolutamente tranquilo. Como disse também, começaram por dizer que tinha sido eu a marcar uma consulta e já perceberam que eu não marquei uma consulta."

Referente ao pedido, Lacerda Sales afirma ainda que ainda não teve conhecimento do mesmo por parte da Secretaria de Estado da Saúde. Referente à documentação, afirma que ainda não teve acesso e que "gostaria de ter documentos que confirmassem e comprovassem isso porque se não continuamos no campo das suposições e das indefinições", diz.

A entrevista surge no âmbito da auditoria interna do Hospital Santa Maria, que revelou que a primeira consulta foi marcada através da Secretaria de Estado da Saúde, apesar de ainda não existir esclarecimento de quem foi a pessoa que marcou a consulta.

Esta conclusão foi adiantada no Parlamento durante uma audição da presidente do Conselho de Administração do Centro Hospital Lisboa Norte (CHULN), Ana Paula Martins.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.