Sábado – Pense por si

Quem é o dr. Nuno Rebelo de Sousa, o Nuninho?

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 14 de dezembro de 2023 às 07:00

Trabalhou no BES, na PT e na EDP, empresas com que o pai tinha boas relações. Estudou nos Salesianos do Estoril e na Católica, mas nunca se interessou pela política. No Brasil, explodiu em influência e hoje dá-se com a elite empresarial de São Paulo. Celebrou 50 anos em 2023 com uma festa em Salvador. E saltou para a ribalta com o caso das gémeas luso-brasileiras que assombra o mandato presidencial do pai.

No dia 4, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, deu uma conferência de imprensa em que se referiu dezenas de vezes ao “Dr. Nuno Rebelo de Sousa” e admitiu: “Apurou-se que no dia 21 [de outubro de 2019] o Dr. Nuno Rebelo de Sousa, meu filho, enviou-me um email em que dizia que um grupo de amigos da família das gémeas se tinha reunido e estava a tentar a todo o transe que elas fossem tratadas em Portugal.” O contraste é gritante: aos amigos, Marcelo refere-se ao seu filho mais velho como “o Nuninho”. A relação entre os dois é “próxima, sempre o foi”, apesar da distância, já que Nuno Rebelo de Sousa vive no Brasil, em São Paulo, há 13 anos, onde é hoje diretor de marketing, de marca e de comunicação da EDP.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro