Sábado – Pense por si

Caso das gémeas. Ordem dos Médicos abre inquérito a Lacerda Sales

Inquérito visa outros profissionais de saúde e pretende apurar a tomada de decisão e responsabilidades relativas ao caso das meninas luso-brasileiras que receberam Zolgensma.

A Ordem dos Médicos (OM) abriu um inquérito disciplinar aos intervenientes na administração do medicamento Zolgensma às gémeas luso-brasileiras em 2019. A informação foi confirmada pelo bastonário da Ordem dos Médicos, Carlos Cortes. 

CARLOS M. ALMEIDA/LUSA

O inquérito pretende apurar a ação dos profissionais de saúde envolvidos, como o antigo secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales. 

À SIC, o bastonário afirmou: "Pedi, por isso, para que fosse apurado a intervenção dos médicos envolvidos, do diretor clínico, Luís Pinheiro, e também do então secretário de Estado da Saúde António Lacerda Sales."

Deste modo, serão apuradas responsabilidades a nível clínico e de tomada de decisão. A CNN Portugal adianta que o hospital de Santa Maria, onde foi administrado o medicamento às bebés, já enviou registos à Ordem dos Médicos. 

Lacerda Sales ter-se-á encontrado com Nuno Rebelo de Sousa, filho do Presidente da República, antes do procedimento, no Ministério da Saúde. O antigo governante diz que não se lembra das reuniões nem de pedir a primeira consulta no hospital para as bebés. 

O caso envolve duas crianças gémeas residentes no Brasil que entretanto adquiriram nacionalidade portuguesa e vieram a Portugal em 2019 receber o medicamento Zolgensma para a atrofia muscular espinhal, com um custo total de quatro milhões de euros, e foi divulgado pela TVI, em novembro, que denunciava uma alegada interferência do Presidente da República.

Marcelo Rebelo de Sousa confirmou que o seu filho o contactou sobre a situação das gémeas luso-brasileiras que mais tarde vieram a receber o medicamento no Hospital de Santa Maria e defendeu que o tratamento que deu a este caso foi neutral e igual a tantos outros.

Com Lusa 

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.