Sábado – Pense por si

Maria Henrique Espada

Bruno Paixão: "O escândalo cada vez menos escandaliza"

Muitos 'casos e casinhos' já não indignam, anestesiam. "As pessoas têm um certo gáudio em ver um político de calças na mão", divertem-se, mas um 'caso' já não é uma sentença de morte política, explica o investigador Bruno Baixão.

Rita Rato Nunes

Espanha. A teia de corrupção do PSOE

“Grupo do Peugeot”, que ajudou a promover Sánchez, tornou-se non grato. Escutas a um alto dirigente, antigo ministro e assessor acendem escândalo de corrupção, peculato e tráfico de influências.

Da língua ao fado - as 21 ideias (e palavras) que definem o que é ser português

Nove séculos, 10 milhões de pessoas: o que nos distingue? Os leitores ditaram a ordem, numa votação online no site da SÁBADO. Ganhou a língua portuguesa (“a minha pátria”, para Pessoa), seguida pelo 25 de Abril, mas houve espaço para a saudade, o vinho e o bacalhau ou a trilogia Fátima, futebol e fado. Sabemos ver-nos ao espelho? Retrato em 21 imagens, uma por cada ano da SÁBADO.

Ricardo Santos

Miguel Macedo (1959-2025)

Advogado, dirigente académico, vereador, deputado, militante do PSD, secretário de Estado e ministro, morreu a 13 de março, vítima de ataque cardíaco, em Braga, a sua cidade natal.

A lagartixa e o jacaré

Há muita coisa de estranho nesta crise política

O escritório de advogados de Luís Montenegro, transformado em empresa, como muitos estão a fazer para pagar menos impostos, é ao nível local um desses mecanismos. Vivem do acesso ao poder político, através da rede de conhecimentos, contactos e cumplicidades que uma ou várias figuras políticas ou partidárias têm e que é o que lhes dá um valor, clientelas e rendimentos acima do normal, porque são “influentes”.

A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30