Sábado – Pense por si

PJ apreende 14 "lanchas voadoras" por suspeitas de tráfico de droga

As embarcações iriam ser usadas no tráfico de estupefacientes, por via marítima.

A Polícia Judiciária apreendeu, em Viana do Castelo, 14 embarcações de alta velocidade, motores e equipamentos para a construção das chamadas lanchas voadoras (nome dado devido à sua velocidade), no valor de milhões de euros, na sequência de uma investigação ao tráfico de droga.

O Departamento de Investigação Criminal de Braga atuou por solicitação e em colaboração com as autoridades espanholas (Guardia Civil, Policía Nacional e DAVA – Direção Adjunta de Vigilância Aduaneira) ao realizar buscas em duas empresas de construção naval no distrito de Viana do Castelo, indicou a PJ, em comunicado.

"As lanchas encontravam-se em diversos estados de construção, suspeitando-se que se destinariam a ser usadas no tráfico de estupefacientes, por via marítima", lê-se no documento.

Segundo a PJ, o número de embarcações e motores apreendidos, no valor de vários milhões de euros, evidencia "a capacidade de investimento e logística da organização criminosa".

As investigações continuam, a cargo das autoridades espanholas.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro