A maior parte dos líderes partidários votou em Lisboa, mas só Inês Sousa Real é que nasceu na capital. Saiba como ficaram os resultados nas freguesias de onde os dirigentes dos partidos com assento parlamentar são naturais.
Nas eleições legislativas de 2024, dois dos líderes dos partidos com assento parlamentar conseguiram vencer nas freguesias onde nasceram, mas outros dois ficaram em último lugar. Apesar de atualmente a maior parte dos líderes votarem em Lisboa, só Inês Sousa Real é que nasceu na capital. Pedro Nuno Santos e Luís Montenegro partilham o distrito de origem, e os resultados de onde Rui Rocha é natural ainda não estão disponíveis.
Pedro Nuno Santos nasceu na freguesia de São João da Madeira, onde o partido que lidera saiu vitorioso com 37,4%, mantendo assim a tradição de voto e pertencendo a um dos únicos dois conselhos de Aveiro onde a Aliança Democrática (AD) não venceu.
Também Luís Montenegro é natural de Aveiro, mais propriamente de Espinho. Aqui, a Aliança Democrática ganhou com 41,4% dos votos e o PS ficou em segundo lugar.
André Ventura é natural da freguesia de Algueirão Mem-Martins, tradicionalmente socialista, e onde o PS voltou a conseguir vencer com 28% dos votos. Ainda assim, o Chega alcançou o segundo lugar com 22,7% dos votos, na freguesia mais populosa do país.
Rui Rocha nasceu em Lobito, Angola, onde viveu até 1978. Até agora, ainda não foram apurados os resultados dos votos dos portugueses que votaram onde nasceu o líder da Iniciativa Liberal. Desde que veio para Portugal que vive em Braga, mais precisamente na União de Freguesias de Nogueiró e Tenões, onde a AD ganhou com 37,7% e o PS ficou em segundo lugar com 22,9%. A Iniciativa Liberal conseguiu o terceiro lugar com 11,5% dos votos.
Mariana Mortágua é natural da freguesia do Alvito, no distrito de Beja. Aqui, o Partido Socialista ganhou com 28,6% dos votos, e o Chega ficou em segundo lugar com 24,8%. O Bloco de Esquerda aparece apenas em quinto tendo ainda a Aliança Democrática e a CDU à sua frente.
Paulo Raimundo nasceu em Cascais e viveu nas instalações do Estoril Futebol Clube até aos três anos, antes de se mudar para Setúbal. Na União das Freguesias de Cascais e Estoril foi a AD que saiu vitoriosa e a CDU aparece apenas em oitavo lugar, atrás de todos os outros partidos com representação parlamentar.
Rui Tavares cresceu na Arrifana, uma aldeia do Ribatejo que pertence à União das Freguesias de Manique do Intendente, Vila Nova de São Pedro e Maçussa. Aqui o Partido Socialista venceu com 30,1% dos votos e foi o Chega que ficou em segundo lugar com 23,4%. O Livre, partido que lidera, ficou em sexto lugar depois da AD, do Bloco, e da CDU.
Inês Sousa Real é natural de Alcântara, em Lisboa. O vencedor aqui foi o PS, com 29,5% dos votos, seguido pela AD, com 27,5%. O PAN ficou em último lugar entre os partidos com assento parlamentar.
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana. Boas leituras!
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.
O humor deve ser provocador, desafiar convenções e questionar poderes. É um pilar saudável da liberdade de expressão. Mas quando deixa de ser crítica legítima e se transforma num ataque reiterado e desproporcional, com efeitos concretos e duradouros na vida das pessoas, deixa de ser humor.
Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.