Sábado – Pense por si

Oito anos depois, Duarte Lima está na prisão

Eduardo Dâmaso , Nuno Tiago Pinto 26 de abril de 2019 às 17:05

O ex-líder parlamentar do PSD irá cumprir os três anos e meio de pena que lhe faltam pela condenação no caso Homeland, de burla ao BPN. Duarte Lima entregou-se em Caxias, mas será levado para a prisão da Carregueira.

Quase oito anos depois de ter sido detido preventivamente no âmbito do chamado casoHomeland, Domingos Duarte Lima  está mais perto da prisão. A 26 de julho de 2018, uma procuradora das varas criminais de Lisboa assinou os mandados de detenção do ex-deputado do PSD e de Vítor Raposo, o empresário que com ele foi condenado a uma pena de prisão efectiva no processo que investigou uma burla de 47 milhões de euros cometida com dinheiro do antigo Banco Português de Negócios (BPN). Em linguagem jurídica, o processo transitou em julgado – ou seja, não tem mais possibilidades de recurso e a sentença torna-se efectiva. Esse é o entendimento de um procurador-geral-adjunto do Supremo Tribunal de Justiça, que ordenou a devolução do processo à 1ª instância. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.