Sábado – Pense por si

Gouveia e Melo não é arguido: «Era um esclarecimento que a PGR podia ter dado quando pedi»

Gouveia e Melo não é arguido: "Era um esclarecimento que a PGR podia ter dado quando pedi"

O Ministério Público (MP) de Almada está a investigar ajustes diretos autorizados por Henrique Gouveia e Melo enquanto comandante Naval da Marinha entre 2017 e 2020, depois da SÁBADO ter noticiado esta investigação o MP garantiu que está perto do fim e que Gouveia e Melo não é arguido. O jornalista Carlos Rodrigues Lima lembrou que pediu esclarecimentos, mas não obteve resposta sobre este assunto.

"Nunca facilitei nada dentro da Marinha": Gouveia e Melo sobre investigação do Ministério Público

"Nunca facilitei nada dentro da Marinha": Gouveia e Melo sobre investigação do Ministério Público

No NOW, o candidato presidencial garantiu que está disponível para dar as explicações "que forem necessárias" ao Ministério Público, no âmbito da investigação, divulgada pela SÁBADO, a contratos suspeitos na Marinha. "Só quem esteve nas operações percebe que é difícil planear para um ano, com um ano de antecedência, todos os gastos que se vão fazer ao milímetro. E por isso, muitas vezes são necessários estes ajustes diretos que estão em lei, portanto, não é nenhuma ilegalidade", vincou.

Prioridade adiada: a Justiça à entrada de 2026

Maioria dos problemas que afetam o sistema judicial português transita, praticamente inalterada, de um ano para o outro. Falta de magistrados do Ministério Público e de oficiais de justiça continua a ser uma preocupação central. A esta escassez humana soma‑se a insuficiência de meios materiais e tecnológicos.

A lagartixa e o jacaré

O problema

As eleições presidenciais têm sido dominadas pelo fim das “averiguações” do caso Spinumviva e pelas acusações e respostas de Marques Mendes sobre o seu papel como “facilitador”. Este é o problema que poderia ter tido também, nos mesmos exactos termos, se António Vitorino concorresse.

MP investiga Gouveia e Melo: "MP tem processo desde 2017 e não há desfecho"

MP investiga Gouveia e Melo: "MP tem processo desde 2017 e não há desfecho"

O Ministério Público (MP) de Almada está a investigar ajustes diretos autorizados por Henrique Gouveia e Melo enquanto comandante Naval da Marinha entre 2017 e 2020. O advogado Pedro Proença explicou que o Tribunal de Contas apurou a existência de infrações, mas considerou que não houve negligência grosseira, pelo que perdoou o Almirante.

MP investiga Gouveia e Melo: "Recorre-se ao ajuste direto invocando a imperiosa urgência"

MP investiga Gouveia e Melo: "Recorre-se ao ajuste direto invocando a imperiosa urgência"

O Ministério Público (MP) de Almada está a investigar ajustes diretos autorizados por Henrique Gouveia e Melo enquanto comandante Naval da Marinha entre 2017 e 2020. O jornalista Carlos Rodrigues Lima explicou que «a certa altura, o Ministério Público remeteu alguns factos para o Tribunal de Contas» Em 2024, o Tribunal de Contas perdoou Gouveia e Melo por eventuais infrações financeiras e arquivou o processo do ponto de vista da infração financeira.

A Newsletter A SÁBADO É TODOS OS DIAS no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES O resumo das notícias escritas pela redação da SÁBADO. (Enviada de segunda a sexta)