Sábado – Pense por si

Parlamento recomenda ao Governo estudos epidemiológicos e ambientais em Paio Pires

O parlamento pede ainda que o Governo "proceda à divulgação pública dos estudos efetuados, dando conhecimento à autarquia local e à Assembleia da República".

O parlamento aprovou esta sexta-feira por unanimidade o texto final apresentado pela comissão de Ambiente, que resulta de projetos de resolução de PEV, PSD E CDS-PP, e recomenda aoGovernoa realização de estudos epidemiológicos e ambientais em Paio Pires.

De acordo com o texto, a Assembleia da República recomenda ao Governo que "proceda à realização de estudos epidemiológicos e ambientais para averiguar o impacto das atividades económicas, nomeadamente industriais, bem como dos passivos ambientais existentes, na qualidade do ar e na saúde da população residente em toda a área geográfica da envolvente da aldeia de Paio Pires, no concelho do Seixal", distrito de Setúbal, onde se localiza a Siderurgia Nacional.

O parlamento pede também ao executivo liderado por António Costa que "proceda à divulgação pública dos estudos efetuados, dando conhecimento à autarquia local e à Assembleia da República".

Em Paio Pires um pó branco tem de ser tirado dos carros com palha-de-aço

Um pó branco abateu-se sobre automóveis e edifícios na Aldeia de Paio Pires, no Seixal. A substância foi recolhida pela GNR e está a ser investigada pelo Ministério Público (MP). O pó caiu sobre a aldeia a 19 de janeiro e as amostras foram encaminhadas para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), "no sentido de serem efetuadas as respetivas análises".

Os deputados querem ainda que seja estudada a "possibilidade de instalação de uma outra estação de monitorização da qualidade do ar no concelho do Seixal, junto à aldeia dePaio Pires".

A proposta de texto final foi aprovada na terça-feira pela Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

Já os projetos de resolução de PEV, PSD e CDS-PP tinham sido aprovados em plenário há duas semanas, no dia 12 de abril.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.