Sábado – Pense por si

Parlamento recomenda ao Governo estudos epidemiológicos e ambientais em Paio Pires

26 de abril de 2019 às 15:57
As mais lidas

O parlamento pede ainda que o Governo "proceda à divulgação pública dos estudos efetuados, dando conhecimento à autarquia local e à Assembleia da República".

O parlamento aprovou esta sexta-feira por unanimidade o texto final apresentado pela comissão de Ambiente, que resulta de projetos de resolução de PEV, PSD E CDS-PP, e recomenda aoGovernoa realização de estudos epidemiológicos e ambientais em Paio Pires.

De acordo com o texto, a Assembleia da República recomenda ao Governo que "proceda à realização de estudos epidemiológicos e ambientais para averiguar o impacto das atividades económicas, nomeadamente industriais, bem como dos passivos ambientais existentes, na qualidade do ar e na saúde da população residente em toda a área geográfica da envolvente da aldeia de Paio Pires, no concelho do Seixal", distrito de Setúbal, onde se localiza a Siderurgia Nacional.

O parlamento pede também ao executivo liderado por António Costa que "proceda à divulgação pública dos estudos efetuados, dando conhecimento à autarquia local e à Assembleia da República".

Em Paio Pires um pó branco tem de ser tirado dos carros com palha-de-aço

Um pó branco abateu-se sobre automóveis e edifícios na Aldeia de Paio Pires, no Seixal. A substância foi recolhida pela GNR e está a ser investigada pelo Ministério Público (MP). O pó caiu sobre a aldeia a 19 de janeiro e as amostras foram encaminhadas para a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), "no sentido de serem efetuadas as respetivas análises".

Os deputados querem ainda que seja estudada a "possibilidade de instalação de uma outra estação de monitorização da qualidade do ar no concelho do Seixal, junto à aldeia dePaio Pires".

A proposta de texto final foi aprovada na terça-feira pela Comissão de Ambiente, Ordenamento do Território, Descentralização, Poder Local e Habitação.

Já os projetos de resolução de PEV, PSD e CDS-PP tinham sido aprovados em plenário há duas semanas, no dia 12 de abril.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.