Sábado – Pense por si

O último deputado possível do CDS (sim, tecnicamente pode acontecer)

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 31 de janeiro de 2022 às 18:00

Na Madeira, PSD e CDS concorreram coligados. Entraram três, o centrista é o quinto. Está longe de São Bento mas, se Albuquerque quiser, o CDS ainda pode mesmo ter um deputado na AR. E já houve quem o sugerisse.

Politicamente, é improvável: mas do ponto de vista técnico, ainda seria possível o CDS ter alguém do partido em São Bento. A hipótese foi aliás levantada publicamente por um social-democrata insular, Tiago Freitas, logo na noite eleitoral, que publicou: "Se quisermos, em qualquer momento desta legislatura, poderemos oferecer ao CDS representação parlamentar, com a evidente possibilidade de condicionar este partido/parceiro no contexto nacional." Ou seja, se o negócio valer a pena - do ponto de vista político, claro - ainda pode haver um centrista a ocupar uma cadeira no parlamento nacional. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.