Sábado – Pense por si

O que o Chat GPT diz sobre os políticos portugueses

Marco Alves
Marco Alves 21 de janeiro de 2023 às 18:00

Programa de Inteligência Artificial permite, com uma simples pergunta, obter uma resposta tão boa que pode ser usada em teses e artigos. A ideia é essa, mas testámo-lo com os nossos políticos e podemos dizer que o algoritmo é excelente, mas ainda disparatado.

Imagine o leitor que quer saber se José Sócrates é culpado ou não. Pode por exemplo ser um jovem estudante a fazer um trabalho da escola. Ou estar num jantar com uns amigos e, como o processo já dura há tantos anos, perdeu o fio à meada e não tem bem a certeza. Pega no telemóvel, ou no computador, e vai ao site do Chat GPT e faz a pergunta, em inglês. A resposta é sim, José Sócrates é culpado e foi condenado a prisão. Nesse caso pode escrever no seu trabalho da escola que Sócrates é culpado, e dizer também isso mesmo no jantar com os amigos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.