Sábado – Pense por si

Chatgpt: o novo conselheiro dos jovens

Íris Fernandes
Íris Fernandes 07 de maio de 2023 às 18:00

Dicas amorosas, dúvidas profissionais ou qual a receita mais saudável - a inteligência artificial está a tornar-se no melhor amigo deles. Conheça quatro casos de quem recorre a esta app para resolver tudo na vida. Mas será seguro?

Estava a aproximar-se o Dia dos Namorados e Tiago Moreira continuava sem ideias para o poema que queria oferecer à namorada. Após dias a escrever e a riscar frases tão básicas como "Gosto muito de ti", decidiu experimentar algo mais arriscado: substituir a criatividade humana pela inteligência artificial. Pediu ajuda ao ChatGPT. O desafio era: "Faz um poema dedicado à minha namorada usando letras de músicas do Justin Timberlake." Resultado? A namorada adorou. "Não tinha inspiração e queria algo rápido. Entretanto, lembrei-me que um amigo já tinha utilizado o ChatGPT para resolver um problema com a namorada e decidi experimentar", conta. Tiago, de 29 anos, confessa que explicou à namorada que teve ajuda, só não revelou o verdadeiro autor.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres