Sábado – Pense por si

Madeira: PSD com 23 deputados e consegue maioria com o CDS

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 23 de março de 2025 às 21:07
As mais lidas

Os resultados centralizados pelos partidos à medida que o escrutínio de aproximava do final já indicavam que Miguel Albuquerque podia fazer maioria com o CDS. Era a convição no quartel-general do PSD-Madeira. IL também elege um deputado.

Às 21h, ainda não estavam fechadas todas as freguesias - só ficariam meia hora depois - já o PSD Madeira antecipava a eleição de 23 deputados, apenas um aquém da maioria, com os dados que os partidos iam centralizando. Nesse momento, as contas já em cima da mesa apontavam para o JPP com 11 deputados, o PS com 8, o Chega com 3, o CDS com 1 e a IL com 1. 

GREGÓRIO CUNHA/LUSA

Neste cenário, o PSD consegue formar maioria (24) com o CDS, a solução mais fácil para Albuquerque.

À direita, a IL também elege 1 - mas tinha posto como condição para viabilizar um governo PSD que não fosse Miguel Albuquerque a liderá-lo.

Neste momento, faltava apurar uma freguesia e atribuir 8 mandatos, estando atribuídos 39.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.