Sábado – Pense por si

Contagem terminada na Madeira. PSD fica com 23 deputados eleitos

Ana Bela Ferreira , Lusa 23 de março de 2025 às 20:18
As mais lidas

JPP segue em segundo lugar com 11 deputados eleitos, PS tem oito, o Chega, três e CDS-PP e IL, um cada um.

A contagem dos votos na Madeira terminou perto das 21h30 e confirmou o PSD como a força política mais votada nas eleições regionais deste domingo na Madeira, com43,43% dos votos e 23 mandatos. Ficou a apenas um da maioria absoluta.

HOMEM DE GOUVEIA/LUSA

O JPP foi a segunda força mais votada, com21,05%, segundo dados daSecretaria-Geral do Ministério de Administração Interna- Administração Eleitoral, com 11 deputados eleitos. Segue-se o PS15,64% e oito mandatos. Elegeram também deputados o Chega, três, o CDS-PP, 1 e a IL também um.

Votaram nas eleições antecipadas 55,98% dos eleitores inscritos, ou seja, 142.960 madeirenses.

Comparando com as eleições regionais do ano passado, o PSD ganhou quatro deputados, o PS perdeu três, o JPP ganhou dois, o Chega perdeu um e o PAN também perdeu, não tendo conseguido eleger ninguém esta noite.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.