Sábado – Pense por si

Pedro Proença
Pedro Proença Advogado

Advogado, comunicador e um observador atento da atualidade. Apesar dos mais de 30 anos que leva passados nas trincheiras dos tribunais, mantém vivo o poeta que existe debaixo da toga, e pulsante a veia literária que o impele a escrever com justa causa sobre causas da atualidade.

Justa Causa

José Sócrates, o anti-Sócrates no banco dos réus

O ex-primeiro ministro português até pode ter roçado a leitura de Sócrates quando frequentou um mestrado em teoria política em França no ano de 2011. Mas, se nessa ocasião tomou contacto com a filosofia do seu homónimo grego, podemos então dizer que houve um Sócrates que não conseguiu perceber nada do outro Sócrates.

Justa Causa

Maddie über Portugal

Uma vez mais, à custa do contribuinte português e por ordem da justiça alemã, a PJ vê-se obrigada a voltar ao terreno com recursos humanos e materiais. Sob o olhar atento de 30 polícias alemães que vieram para observar e certamente monitorizar o trabalho dos portugueses, escavam-se buracos e recolhem-se amostras de terra.

Justa Causa

Qual a margem de erro da democracia?

No rescaldo das últimas eleições legislativas a esquerda mantém o registo que a caracteriza desde o 25 de Abril de 1974 quando as eleições não lhe correm de feição: O mau resultado é imputado a uma alegada ignorância e desinformação do eleitorado, que passa a ser cúmplice do fascismo e do racismo.

Justa Causa

50 anos a votar em quê?

Cinquenta anos após as primeiras eleições livres em Portugal, os portugueses, cada vez mais descrentes na sua classe política, voltam a ser confrontados com a necessidade de escolher entre figuras e programas eleitorais. 

Justa Causa

Laranjas Rolantes

Incapaz de perceber que a sua pessoa sustenta toda a apetência comercial da empresa familiar independentemente da sua ligação formal à mesma, o Primeiro Ministro quis manter o melhor de dois mundos.

Justa Causa

CR 40

Se para muitos Nova Iorque é o centro do mundo, então Cristiano Ronaldo é o centro do mundo no centro do mundo, bem simbolizado pela estátua do craque português inaugurada na icónica Times Square por ocasião do seu 40º aniversário.

Justa Causa

GALP Fatal

No plano legal tenho dúvidas que a manutenção de uma relação amorosa entre o CEO da empresa e uma subalterna pudesse ser, só por si, fundamento para uma exoneração do mesmo.

Justa Causa

Benformoso ou Malformoso

Na acesa discussão entre apurar se a rua é mesmo do Benformoso ou, afinal do Malformoso, extremam-se posições fortemente politizadas ficando a percepção que as forças políticas procuram capitalizar oportunisticamente o contexto da situação.

Ver mais
A Newsletter SÁBADO Edição Manhã no seu e-mail
Tudo o que precisa de saber sobre o que está a acontecer em Portugal e no mundo. Enviada de segunda a domingo às 10h30