Sábado – Pense por si

Fúrias, exaltações e gritaria: há autarcas assim

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 14 de junho de 2022 às 08:00

Ameaças de expulsão, dedos em riste e pancadas na mesa: quando o presidente da câmara perde a cabeça, tudo isto pode acontecer - e acontece mesmo. A diferença é que agora fica gravado.

"Já chega de virem pôr em causa a verdade das minhas palavras. E portanto, já que querem a esse nível, eu não volto a debater este assunto": Inês de Medeiros já elevou a voz e está praticamente a gritar para o vereador da oposição. "Senhora presidente", ouve-se timidamente do visado. A presidente socialista da câmara de Almada responde mais alto: "Senhor vereador, não lhe dou a palavra!" Braço no ar, espeta o dedo e, agora nos limites do seu aparelho local, completamente alterada, remata: "Retire-se se faz favor, retire-se se faz favor, retire-se se faz favor [três vezes]. Pronto." A insistência era escusada, que o vereador comunista António Matos já se tinha mesmo levantado e sugere-lhe apenas que ponha a cena "no currículo". Inês grita: "Ponho no meu currículo."

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.