Sábado – Pense por si

Estado da Nação: Dois países num debate

Margarida Davim
Margarida Davim 20 de julho de 2023 às 07:00

De um lado, os indicadores económicos positivos, do outro a crise na habitação, a inflação, os problemas na saúde e os casos na Justiça. António Costa vai esta quinta-feira ao Parlamento discutir o Estado da Nação, mas os portugueses vão ouvir duas visões do País.

É a António Costa quem caberá abrir o debate do Estado da Nação, com um discurso a puxar pelos números e pelas "contas certas". O quadro que o primeiro-ministro tem para apresentar é cor-de-rosa e recheado de indicadores positivos. A previsão de crescimento de 2,7% feita pelo Banco de Portugal, o défice perto do zero, a descida da dívida para os 105% do PIB, o aumento das exportações, a descida do desemprego pelo quarto mês consecutivo e os efeitos do IVA zero no preço do cabaz alimentar são trunfos por que Costa vai puxar para defender que o País está melhor.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.