Sábado – Pense por si

Detida médica suspeita de prescrever Ozempic a falsos diabéticos

Os clientes conseguiam assim ter acesso à comparticipação do Estado quando objetivo era perder peso.

A Polícia Judiciária deteve a endocrinologista Graça Vargas, suspeita de conduzir um esquema de prescrição indevida de Ozempic, Victoza e Trulicity a pacientes que não eram diabéticos de forma a que pudessem perder peso, tendo acesso a comparticipação estatal, avança a .

Médica sob investigação por alegada prescrição irregular de Ozempic para perda de peso
Médica sob investigação por alegada prescrição irregular de Ozempic para perda de peso EPA

A operação, coordenada pelo Departamento de Investigação e Ação Penal Regional do Porto, inclui buscas em instalações ligadas à médica, nomeadamente a clínica onde exercia.

Graça Vargas é investigada pelos crimes de burla qualificada e falsidade informática. 

De acordo com a investigação, a médica emitia receitas a utentes não diabéticos, simulando que o eram, permitindo-lhes aceder aos fármacos com comparticipação do Estado.

Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
No país emerso

Justiça para José e Nívia Estevam

A resposta das responsáveis escola é chocante. No momento em que soube que o seu filho sofrera uma amputação das pontas dos dedos da mão, esta mãe foi forçado a ler a seguinte justificação: “O sangue foi limpo para os outros meninos não andarem a pisar nem ficarem impressionados, e não foi tanto sangue assim".