Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
Dácio com a mulher inglesa, Kitty, e o filho Roger, em 1970
João Pedro George

Dácio, o Barão Vermelho - 1ª parte

Há 30 anos, matou a mulher e o filho e suicidou-se, em Lisboa. Traçamos aqui a história do antigo alfarrabista, amigo de figuras como Mário Cesariny ou Luiz Pacheco, e que teve uma segunda família em Londres.

Sementes de violência

Não posso aceitar que Nuno Markl espalhe aos quatro ventos uma associação grave e caluniosa entre a minha pessoa e a de suspeitos de assédio sexual e moral, de violação de mulheres e de abandono de sinistrado.

4
João Pedro George

Mega Ferreira: Simpatia & União

"Há nas relações entre estes indivíduos – tudo rapazes finos e sérios – assunto para discorrer bastante". Segunda parte do ensaio de João Pedro George sobre algumas ligações na Cultura portuguesa.

3
João Pedro George

"Para limpeza da cidade", por João Pedro George

O que não sabia era que um texto que concilia o rigor factual com a clareza da exposição, cujo sentido está ao alcance de qualquer leitor medianamente inteligente, podia levar à maior das confusões.

5
João Pedro George

O grande banquete da Imprensa Nacional

Não estamos a falar de niquices, alguns destes livros são recomendados pelo Plano Nacional de Leitura e foram publicados na editora do Estado. Mega Ferreira e outras figuras assaz extraordinárias (1.ª parte)

O fio da memória

Julgo, modéstia à parte, que cumprimos integralmente a missão. Mas tudo tem um fim e esta é a nossa última crónica. O nosso reinado sobre estas duas páginas termina aqui.

Cães, gatos & Coca-Cola

Outro ponto essencial, demasiado evidente para que possa ser constantemente esquecido na receita do êxito destas obras, é a “ostentação de distância” destas autoras em relação ao meio literário.

A Fórmula do Amor

Não raro, o motor da acção é a exaltada paixão amorosa entre uma dama mimada por pais ricos, severos, autoritários e resistentes a qualquer emoção, e um maltrapilho determinado e perseverante, que lhe incendeia o coração e lhe vira a vida do avesso.

Mar de Sargaços

Queria ser arrancado do meu torpor. Tomar consciência do mundo em que vivo. Mas, para isso, era necessário primeiro sair dele, atravessando o espelho, mudando a rotina de me interessar apenas por obras que carregam o peso da eternidade.

Romântico e sensual

Na minha imaginação, sou o rei do romance sensual, um escritor de novelas que abre as portas às fantasias mais ousadas das leitoras e lhes mostra sensações que elas nem sonhavam existir; que as faz sonhar sonhos eróticos e voltar a sentir a chama da paixão.

O Ginásio 4

A obsessão pelo corpo humano é uma nova religiosidade laica, substitui a função estética do culto cristão das relíquias e o impulso do desportista de ginásio corresponde ao fervor do crente que se dedica a Deus.

O Ginásio 3

Em geral, os ginásios estão adornados de potentes e corpulentos exemplares da espécie humana, seres esculturalmente perfeitos, verdadeiras obras-primas da natureza. Porém, a realidade dos ginásios é uma realidade mutável.

O Ginásio 2

Nos últimos meses, com o objectivo de vigiar e punir as humilhantes misérias da carne, fui arrastado para o fundo de um ginásio. O resultado não foi brilhante. Mas, em contrapartida, disponho de observações e dados competentes que me permitem falar do ginásio com conhecimento de causa.

Ver mais
A Newsletter Para Si é SÁBADO no seu e-mail
NEWSLETTER EXCLUSIVA PARA ASSINANTES Novidades com vantagens exclusivas: descontos e ofertas em produtos e serviços; divulgação de conteúdos exclusivos e comunicação de novas funcionalidades. (Enviada mensalmente)