Sábado – Pense por si

Cristina Rodrigues, ex-deputada do PAN, vai ser assessora parlamentar do Chega

Depois de se ter desfiliado do PAN e ter ajudado o PS a aprovar o Orçamento do Estado para 2020, a ainda deputada não-inscrita será responsável por coordenar a área jurídica no gabinete parlamentar do Chega na próxima legislatura.

A ex-deputada do PAN e deputada não-inscrita Cristina Rodrigues vai ser assessora do gabinete parlamentar do Chega na próxima legislatura.

Lusa

Eleita em 2019 pelo círculo eleitoral de Setúbal, deixou o partido poucos meses depois em rutura com a direção do partido, acusando-a de a silenciar e condicionar a sua "capacidade de trabalho". Como deputada não-inscrita, focou o seu trabalho parlamentar na áreas dos direitos das mulheres.

"Com toda a transparência quero dizer-vos que irei trabalhar para o Chega. As minhas funções serão jurídicas e foi-me assegurada a possibilidade de continuar a trabalhar certos temas que acho prioritários. Apenas vos quero dizer que continuo aqui, sempre disponível para ajudar no que me for possível", escreveu Cristina Rodrigues na sua página de Twitter.

No Chega, a ex-deputada será responsável por coordenar a área jurídica que prestará apoio ao gabinete parlamentar do partido de extrema-direita.

Após as legislativas de 30 de janeiro, o Chega passou de ter um deputado único, André Ventura, a 12 deputados, conquistando mais de 7% dos votos.

A desvinculação de Cristina Rodrigues do PAN foi anunciada em junho de 2020, indicando que já não conseguia "lidar com a forma como o PAN tem sido orientado" e considerava não ser possível "inverter esse rumo através dos atuais mecanismos internos".

"Fui sentindo cada vez mais a minha voz silenciada e a minha capacidade de trabalho condicionada, o que culminou com o meu recente afastamento da Comissão Política Permanente do PAN, feito à minha revelia e sem aviso prévio", referiu na altura.

Antes das legislativas, surgiu como hipótese a sua integração como candidata independente nas listas do PS, depois de ter ajudado a aprovar estados de emergências durante a pandemia e o Orçamento de Estado do governo de Costa através de abstenção.

Em comunicado, o Chega confirmou que a "ex-deputada Cristina Rodrigues fará parte do gabinete de assessoria parlamentar, a iniciar funções no início da nova legislatura".

"A ex-deputada Cristina Rodrigues prestará apoio, enquanto coordenadora jurídica, ao gabinete parlamentar, que beneficiará da sua considerável experiência parlamentar e de muitas causas nobres em que tem colocado o seu empenho", refere o partido.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.