Sábado – Pense por si

Milhares de imigrantes em paradeiro desconhecido

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto 15 de maio de 2021 às 10:04

Em 2019 e 2020 Portugal recebeu 2.832 pedidos de proteção internacional e concedeu 507. O que aconteceu às outras pessoas? Ninguém sabe.

Depois de serem detidos no Algarve, onde desembarcaram vindos de Marrocos em dezembro de 2019, os oito ocupantes do pequeno barco de pesca sabiam o que fazer: pediram proteção internacional às autoridades portuguesas, alegando estarem a ser perseguidos no seu país. Abdel Aziz foi um deles. Tal como os restantes sete companheiros, foi alojado em instalações do Estado enquanto aguardava pelo desenrolar do processo burocrático de concessão do estatuto de refugiado ou de proteção subsidiária. Mas quando, meses depois, o processo terminou, com a recusa desse pedido por ser infundado, Abdel Aziz já não foi notificado: as autoridades desconheciam o seu paradeiro, tal como o de outros quatro dos seus companheiros.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Aproveitar os feriados

Do Minho ao Algarve, 22 sugestões para gozar os fins-de-semana prolongados de dezembro. E ainda: médicos prescrevem atividades como dança ou jardinagem; de onde vem o dinheiro para as Presidenciais?