Sábado – Pense por si

Madeira. Coligação PSD/CDS-PP vence mas falha maioria absoluta

Os sociais-democratas e os centristas obtiveram 43,13% dos votos e 23 lugares no parlamento regional, constituído por um total de 47 deputados.

A coligação PSD/CDS-PP venceu hoje as eleições legislativas regionais da Madeira, mas falhou por um deputado a maioria absoluta, quando estão apuradas todas as freguesias, segundo dados oficiais provisórios.

Paulo Novais/Lusa

De acordo com informação disponibilizada pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, os sociais-democratas e os centristas obtiveram 43,13% dos votos e 23 lugares no parlamento regional, constituído por um total de 47 deputados.

Há quatro anos, o PSD elegeu 21 deputados, perdendo pela primeira vez a maioria absoluta que detinha desde 1976, e formou um governo de coligação com o CDS-PP (três deputados).

A Iniciativa Liberal (IL) vai estrear-se na Assembleia Legislativa da Madeira na próxima legislatura, depois de hoje ter conseguido eleger o seu primeiro e único deputado, sendo a sexta força política mais votada.

De acordo com os dados finais provisórios disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna, o cabeça de lista e coordenador do núcleo regional do partido, Nuno Morna, foi eleito para ocupar um dos 47 lugares do parlamento regional.

Também o Chega vai estrear-se no hemiciclo, tendo obtido quatro lugares no hemiciclo.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!