Sábado – Pense por si

PS e PSD sobem nas intenções de voto

Diogo Barreto
Diogo Barreto 21 de setembro de 2023 às 08:34
As mais lidas

O PS continua a ser o partido que venceria as eleições, mas o PSD está muito perto. Tanto Costa como Marcelo viram a sua popularidade diminuir.

Os dois maiores partidos nacionais continuam praticamente empatados nas sondagens, separados por 1,2 pontos percentuais, com vantagem para os socialistas. Já a popularidade de Marcelo Rebelo de Sousa e de António Costa desceu.

LUSA JOSÉ SENA GOULÃO

Os portugueses estão mais contentes com os dois principais partidos, revela a sondagem realizada pelaIntercampus para oJornal de Negócios, Correio da Manhã e CMTV. Atualmente o PS reúne 25,8% das intenções de voto e o PSD 24,6%.

Segundo a sondagem, o Chega caiu ligeiramente nas preferências dos eleitores (11% das intenções), continuando a ser o terceiro partido com maior percentagem de intenções de voto, seguido por Iniciativa Liberal (com 8%, mais um ponto). Na quinta posição surge o Bloco de Esquerda, com 5,5% das intenções de votos e a CDU com 3,7%. O Livre e o PAN surgem no fundo da lista, tendo invertido as posições face à sondagem anterior e respetivamente com 2% e 1,8%.

Marcelo Rebelo de Sousa, embora permaneça como a figura mais popular, viu a avaliação da sua imagem cair 0,2 pontos percentuais para 3,2 numa escala de 0 a 5 e António Costa caiu de 2,6 para 2,5. Na oposição, Montenegro vê a sua avaliação cair ligeiramente de 2,8 para 2,7. Ainda assim permanece, a par de Rui Tavares e de Mariana Mortágua, como o líder partidário mais bem avaliado pelos eleitores.

Artigos Relacionados
Descubra as
Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui , para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana.
Boas leituras!
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.