Sábado – Pense por si

Zelensky soube do envio dos tanques durante uma entrevista e passou a noite sob ataque

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 26 de janeiro de 2023 às 11:14
As mais lidas

Em Kiev, já foram neutralizados cerca de 15 mísseis. Uma pessoa morreu e duas ficaram feridas.

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, tomou conhecimento de que a Alemanha tinha aprovado o envio dos tão pedidos tanques Leopard 2 enquanto estava a ser entrevistado. O momento em que soube da aprovação foi captado em vídeo. 

A carregar o vídeo ...

Na quarta-feira, Olaf Scholz, aprovou o envio de tanques para a frente de batalha. Enquanto ochanceleralemão estava a fazer o anúncio Zelensky encontrava-se numa entrevista com Kay Burley, da Sky News. Durante a mesma, a jornalista disse-lhe: "Os tanques da Europa estão a vir, deve estar aliviado." O líder ucraniano respondeu: "Ainda não".

No entanto, de seguida, Zelensky foi interrompido por um porta-voz que lhe fez chegar a nova informação. Zelensky partilhou ainda que tinha "uma chamada marcada" com ochanceleralemão para quando a entrevista acabasse e admitiu estar muito feliz com a decisão. Zelensky referiu ainda que se encontra "muito agradecido ao mundo pelo apoio que tem sido dado à Ucrânia".

Após o anúncio alemão, tambémJoe Biden confirmou que os Estados Unidos vão enviar tanques M1 Abrams para Kiev.

Ainda durante quarta-feira, 25, o Kremlin considerou o envio dos tanques como um "envolvimento direto" do Ocidente na guerra, deixando adivinhar a escalada dos ataques que se verificou durante a noite.

Desde o início da madrugada de quinta-feira que a Ucrânia está a ser atacada por mísseis russos, afirmou o porta-voz da Força Aérea. Segundo Iouri Ignat, "seis mísseis Tu-95 foram disparados da região russa de Murmansk". O porta-voz referiu ainda que é esperado que este seja um ataque com um total de trinta mísseis.

Foram registadas várias explosões e as defesas antiaéreas foram ativadas em algumas regiões do país.

Em Kiev, já foram neutralizados cerca de 15 mísseis, mas uma pessoa morreu e duas ficaram feridas devido ao ataque. O presidente da autarquia, Vitali Klitschko, referiu que o incidente ocorreu no bairro de Goosiivsky, no sul da cidade.

Em Odessa, também duas centrais elétricas foram atingidas, avançou o chefe da Administração Militar local através de um comunicado. O ataque não fez feridos.

Artigos Relacionados
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres