Sábado – Pense por si

Estados Unidos e Alemanha vão enviar tanques para a Ucrânia

Débora Calheiros Lourenço
Débora Calheiros Lourenço 25 de janeiro de 2023 às 09:21
As mais lidas

Os Estados Unidos deverão enviar cerca de 30 M1 Abrams e a Alemanha 14 Leopard 2.

Depois de meses de indecisão, os Estados Unidos e a Alemanha decidiram que vão enviar tanques para a Ucrânia. O anúncio oficial deve ser feito esta quarta-feira.

REUTERS

A administração de Joe Biden deverá enviar pelo menos 30 tanques M1 Abrams, o que já foi considerado pelo embaixador da Rússia nos Estados Unidos como "outra provocação flagrante".

Já o chanceler alemão, Olaf Scholz, deverá dirigir-se ao parlamento alemão na manhã desta quarta-feira e anunciar o envio de pelo menos 14 tanquesLeopard 2. Entretanto o próprio porta-voz do presidente alemão confirmou o envio. "Esta decisão segue a nossa linha conhecida de apoiar a Ucrânia da melhor maneira possível. Atuamos internacionalmente de maneira altamente coordenada", declarou o chanceler alemão, Olaf Scholz, citado pelo seu porta-voz, Steffen Hebestreit.

Durante os últimos dias de impasse sobre esta decisão, o porta-voz doKremlinjá tinha afirmado que o possível envio dos tanques "não trará nada de bom" e vai constituir uma "marca duradoura" nas relações bilaterais entre Berlim e a Rússia. Garantindo ainda que"quem vai sofrer é o povo ucraniano".

Zelensky e as autoridades militares ucranianas têm afirmado que precisam urgentemente de mais armas pesadas e pediram em específico estes tanques de batalha, considerando-os um apoio fundamental para recuperarem o território ucraniano que atualmente se encontra ocupado por forças russas.

No entanto, até agora tanto aAlemanha como os Estados Unidostinham resistido à pressão externa para autorizarem o envio. A Alemanha temia que essa ação levasse à escalada do conflito e deixasse a NATO em guerra com a Rússia e os Estados Unidos referiram várias vezes que os M1 Abrams precisavam de muita manutenção e militares altamente treinados.

Apesar dos meios de comunicação norte-americanos afirmarem que o envio vai ser anunciado esta quarta-feira ainda não está claro quando é que os tanques vão estar disponíveis na frente de batalha, uma vez que o transporte pode levar meses.

APolóniafoi um dos países europeus que mais pressão fez que para os Leopard 2 sejam enviados para a Ucrânia. Existem 16 países europeus que detém Leopard 2 mas aguardam a autorização da Alemanha para a reexportação, na terça-feira já foi enviada uma autorização especial à Polónia para que esta possa enviar os seus tanques para a Ucrânia.

Mesmo que estes 16 países europeus e os EUA enviem os seus tanques é pouco provável que a Ucrânia consiga obter os 300 que já considerou que necessitava para conseguir vencer a guerra

Tanto os M1 Abrams como os Leopard 2 são considerados superiores aos equivalentes da era soviética, como o T-72, que a Ucrânia e a Rússia dispõem.

Artigos Relacionados

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.