Zelensky diz que adesão à NATO está na Constituição ucraniana e não desiste da intenção
Os líderes dos 27 da UE estão hoje reunidos em Bruxelas para discutir o apoio financeiro à Ucrânia em 2026 e 2027.
Os líderes dos 27 da UE estão hoje reunidos em Bruxelas para discutir o apoio financeiro à Ucrânia em 2026 e 2027.
Há alturas na vida de uma pessoa em que não vale a pena esperar mais por algo que se desejou muito, mas nunca veio. Na vida dos povos é um pouco assim também. Chegou o momento de nós, europeus, percebermos que é preciso dizer "adeus" à América. A esta América de Trump, claro. Sim, continua a haver uma América boa, cosmopolita, que gosta da democracia liberal, que compreende a vantagem da ligação à UE. Sucede que não sabemos se essa América certa (e, essa sim, grande e forte) vai voltar. Esperem o pior. Porque é provável que o pior esteja a chegar.
Secretário-geral da NATO diz que a Europa deve estar preparada uma uma "escala de guerra que os nossos avós sofreram".
Tinham sido assinados assinados entre 1989 e 2000.
PJ explicou que as suspeitas estão relacionadas com o desvio de dinheiro desta associação de bombeiros para as "contas bancárias de um conjunto restrito de elementos daquela corporação".
O comentário do líder da NATO surge no mesmo dia em que a Comissão Europeia apresentou a base legal para avançar com a sua proposta de empréstimo de reparações à Ucrânia.
Em causa desvio de dinheiro e uso indevido de carros.
Na sexta-feira, um outro ataque russo com mísseis e drones causou três mortos e dezenas de feridos em Kiev e nos arredores da capital ucraniana.
O presidente dos Estados Unidos e o príncipe saudita mantêm uma relação próxima que não foi abalada nem pelas questões de jornalistas relativas à morte do jornalista Jamal Khashoggi.
Putin e Trump trocam argumentos, testes e retórica. A China prepara-se para ficar ao nível dos EUA e da Federação Russa. E há novos atores à espreita no tabuleiro instável de uma nova guerra fria.
A UE alarga o seu arco de proteção e passa do alerta à proatividade. O Escudo Europeu da Democracia engloba a resiliência democrática como um dos elementos da Defesa contra a ameaça russa. Da Ilha Terceira, Açores, percebe-se a importância de mantermos firmes os pontos estratégicos que construíram uma arquitetura de segurança em risco de ruir. Nunca como hoje, o transatlantismo deve ser encorajado.
O presidente ucraniano assinou esta segunda-feira um pacto de Defesa a 10 anos com o homólogo francês.
O Fujian está equipado com um sistema de catapulta eletromagnética e é o mais avançado do país
Grupo surgiu na década de 70 para combater a tortura nas prisões, mas acabou por se dedicar à venda de drogas. Atualmente fabricam até as suas próprias armas e têm drones capazes de lançar explosivos.
Putin anunciou o sucesso do teste final de um míssil de cruzeiro com propulsão nuclear com um alcance de até 14 mil quilómetros.
Míssil Spike é o sistema de armas da Rafael mais vendido a nível mundial.