Os Estados Unidos vão enviar 31 tanques M1 Abrams para a Ucrânia, anunciou esta quarta-feira o presidente norte-americano, Joe Biden. Tanques devem chegar à Europa nos próximos meses.
REUTERS/Kevin Lamarque
"Os tanques são uma prova de compromisso: a Europa e os Estados Unidos estão unidos na ajuda à Ucrânia. Putin estava errado, estamos todos unidos", afirmou o presidente.
O envio dos carros blindados será acompanhado de outras medidas, como o treino das tropas ucranianas, com o objetivo de "melhorar a sua capacidade de manobra em campo aberto" e as suas capacidades militares a longo prazo, segundo o chefe de Estado norte-americano.
O anúncio acontece no mesmo dia em que a Alemanha informou ter autorizado o envio de tanques Leopard 2, de fabrico alemão, para Kiev. "Estou grato por Olaf Scholz enviar tanques Leopard", destacou Biden. O presidente norte-americano confirmou ter mantido conversas ao longo deste mês com o chanceler alemão para coordenarem o envio de paoios para a Ucrânia.
Descubra as Edições do Dia
Publicamos para si, em três periodos distintos do dia, o melhor da atualidade nacional e internacional. Os artigos das Edições do Dia estão ordenados cronologicamente aqui ,
para que não perca nada do melhor que a SÁBADO prepara para si. Pode também navegar nas edições anteriores, do dia ou da semana
Para poder adicionar esta notícia aos seus favoritos deverá efectuar login.
Caso não esteja registado no site da Sábado, efectue o seu registo gratuito.