Sábado – Pense por si

Ucrânia: a guerra é a anexação

João Carlos Barradas
João Carlos Barradas 21 de fevereiro de 2022 às 20:50

Testar até que ponto é efetiva a unidade da NATO e dos aliados de Washington para impor sanções a Moscovo foi o propósito do aumento de ataques pontuais e localizados nas zonas ocupadas do Donbass, na fase mais complexa da operação de intimidação orquestrada pelo Kremlin.

Tratados de amizade e cooperação mútua entre a Rússia e as Repúblicas Populares de Lugansk e Donetsk irão salvaguardar a independência dos estados que Moscovo acaba de reconhecer, afirmou Vladimir Putin, após acusar Kiev de preparar nova "guerra relâmpago na Ucrânia Oriental". 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.