Sábado – Pense por si

Rússia atacou Ucrânia a partir de vários pontos, diz ministro

Diogo Barreto
Diogo Barreto 24 de fevereiro de 2022 às 10:17
Capa da Sábado Edição 19 a 25 de agosto
Leia a revista
Em versão ePaper
Ler agora
Edição de 19 a 25 de agosto
As mais lidas

"Não, a defesa ucraniana não colapsou. O exército ucraniano pegou nas armas. A Ucrânia tem os dois pés no solo e continua a defender-se", diz ministro ucraniano.

Dmytro Kuleba, o chefe da diplomacia ucraniana, afirmou que a Rússia atacou a Ucrânia a partir de vários pontos, não apenas a partir do leste.

"Não, esta não é uma invasão russa do leste ucraniano, mas sim um ataque total com ataques de vários lados. Não, a defesa ucraniana não colapsou. O exército ucraniano pegou nas armas. A Ucrânia tem os dois pés no solo e continua a defender-se", escreveu o ministro dos negócios estrangeiros ucraniano.

O ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Dmytro Kuleba, descreveu o ataque como uma "invasão em grande escala" e disse que a Ucrânia "vai defender-se e vencer".

"O mundo pode e deve parar Putin. A hora de agir é agora", acrescentou.

As alegações russas de terem destruído as defesas aéreas ucranianas e as alegações ucranianas de terem derrubado várias aeronaves russas não foram ainda confirmadas.

O sistema de defesa aérea ucraniano e a força aérea remontam à era soviética e são ensombrados pelo enorme poder aéreo da Rússia e pelas suas armas de precisão.

O Ministério da Defesa russo garantiu, no entanto, que não tem como objetivo as cidades ucranianas e que "não há ameaça à população civil".

Artigos Relacionados
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.