Sábado – Pense por si

Energia e alimentos mais caros, incerteza nos juros: como a guerra afeta o seu bolso

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes 24 de fevereiro de 2022 às 20:00

Quando o terceiro maior produtor de petróleo invade o sexto maior produtor de cereais o risco económico é claro: inflação mais alta. "Vai ter impacto", diz o líder da associação das empresas agroalimentares.

A invasão da Rússia pela Ucrânia acontece do outro lado da Europa, a milhares de quilómetros de distância, mas tem implicações económicas globais – e para Portugal. O conflito traz o risco de mais subidas dos preços da energia e dos produtos alimentares, num contexto em que os preços já estavam a subir. O impacto na inflação poderá trazer outro impacto, nos juros, tirando força à recuperação económica a seguir à pandemia.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?