Sábado – Pense por si

Rússia: amigos, dependentes e a China à espreita para atacar Taiwan

Sara Capelo
Sara Capelo 24 de fevereiro de 2022 às 18:06

Há os que dependem económica e militarmente de Moscovo (Bielorrússia, Arménia, Azerbaijão). E depois há Pequim, que disse compreender os movimentos (não há referência a invasão) russos na Ucrânia.

Nem é necessária uma mão para contabilizar os chamados suspeitos do costume, próximos do regime russo: Bielorrússia, Arménia, Cazaquistão, todos membros da Organização do Tratado de Segurança e Cooperação (OTSC). O que têm em comum? Uma dependência, nomeadamente militar, de Moscovo. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.