Sábado – Pense por si

Quem é o homem que resiste a Putin

Maria Henrique Espada
Maria Henrique Espada 24 de fevereiro de 2022 às 14:00

"Servidor do Povo" era uma série e passou a ser também o partido do protagonista, que imitou a sua própria ficção e ficou à frente do país. Talvez Zelensky não esperasse ser estrela numa guerra a sério.

Volodymyr Zelensky é um protagonista inesperado para uma crise grave: a maior parte da sua vida foi feita a fazer rir. Mas a realidade imitou a ficção. Zelensky, 44 anos, humorista de profissão, sem nenhuma ligação política, era estrela de uma série de televisão de grande sucesso, em que um humilde professor de História se torna presidente da Ucrânia, depois de um seu discurso anticorrupção, inflamado e com palavrões pelo meio, se tornar viral. A série chamava-seServidor do Povo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.

Gentalha

Um bando de provocadores que nunca se preocuparam com as vítimas do 7 de Outubro, e não gostam de ser chamados de Hamas. Ai que não somos, ui isto e aquilo, não somos terroristas, não somos maus, somos bonzinhos. Venha a bondade.